Início da exploração comercial do troço Mangualde – Celorico da Beira fica agendado para domingo, dia 6 de abril.
Tal como previsto, todos os trabalhos de modernização do troço Mangualde - Celorico da Beira se encontram concluídos, decorrendo o processo relativo à verificação dos requisitos da interoperabilidade ferroviária, dando cumprimento à Diretiva (UE) 2016/797 – Interoperabilidade do sistema ferroviário na União Europeia.
A verificação de Conformidade de Interoperabilidade Ferroviária tem vindo a ser desenvolvida com sucesso por entidade terceira contratada pela IP, NoBo - Organismo Notificado, destinando-se a garantir que todos os requisitos de interoperabilidade foram cumpridos, faltando nesta data a emissão do Certificado de Verificação CE.
Sendo este Certificado imprescindível para a emissão da Autorização de Entrada em Serviço, e não estando o mesmo ainda disponível, não existem condições regulamentares para proceder à reposição da circulação ferroviária no troço Mangualde – Celorico da Beira no próximo dia 30 de março, tal como estava previsto.
Face a esta situação, o início da exploração comercial do troço Mangualde – Celorico da Beira fica agendado para domingo, dia 6 de abril.
A IP lamenta esta nova alteração de calendário, pedindo desculpa aos utilizadores, sendo que, para minimizar os impactos aos passageiros da CP, continuará a assegurar transportes rodoviários alternativos.
Consultar horários dos comboios, autocarros e locais de paragem em vigor a partir de 6 de abril
Financiamento comunitário
A Ação 2015-PT-TM-0395-M - Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso: Projeto e Obra, foi aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.